flor    MOTIVAÇÃO PARA ADOLESCENTES

 

    Nas sociedades a que chamamos primitivas, há cerimônias de iniciação, ou seja, de introdução ao conhecimento da tribo, o que fazem através de diálogos, exemplos, conselhos e ensinamentos. Isso tem o fim de ajudar o jovem a ser um adulto íntegro. Na nossa sociedade somos educados por pais, professores e lendo bons livros. A grande responsabilidade da sociedade é não semear sementes podres e ensinar nossos filhos a pelo menos não copiar o mal do passado, para que seu futuro seja muito melhor do que o nosso presente.
    Segundo duas entrevistas da Globo na Bienal, os adolescentes continuam a ser ensinados como o eram nossos avós. Essa não é forma ideal para criar novos líderes nem um povo repleto de esperanças e criatividade.
    Constatando a promiscuidade que assola a nossa juventude, principalmente urbana, e sem usar nenhuma bola de cristal, podemos antever um futuro, cheio de sofrimento e doenças físicas e mentais. Muitas garotas de hoje não são mais sensuais, mas mais promíscuas, embora pensem o contrário. Quando a mulher não é seletiva, o homem não se sente na necessidade de competir. Essa competição que o levaria a procurar ser melhor, tanto nos estudos, como na sua apresentação, maneiras, personalidade etc. deixa de ser necessária. É muito importante ser seletivo porque isso é parte do processo de evolução, sem seleção seriamos inferiores aos animais. Por outro lado, é preciso entender que nos dias de hoje, a seleção entre seres humanos não deve ser baseada em raça, mas no nível de consciência. Se a mulher se torna um ser sem dignidade, sem qualquer apreço pelo que é e representa na sociedade, que tipo de educação ou princípios irá transmitir às gerações seguintes?

    PALESTRAS